PRAZO DE VALIDADE

 Ter saudades de alguém!

Conhecer verdadeiramente alguém é uma tarefa muitas vezes do tamanho do mundo, diria mesmo uma tarefa infinita!

Conhecer a essência, a base de alguém é uma grande feito. Reconhecer e dar valor a essa essência é caminhar nas nuvens. Sinal que gostas de alguém de uma maneira única e verdadeira. 

Está certo dar alento, indicar caminhos, ser inspiração ou mesmo dar a mão e ajudar a ultrapassar obstáculos. Não é certo ludibriar, atrair, para depois controlar e mudar aquilo que cada um tem na essência e é a sua força de vida. Viver honestamente com a vida é crescer e desenvolver por si próprio e nutrir a essência de sentir e controlar tudo á sua volta.

Existem várias personalidades, qualquer uma delas por mais diferente ou única que se sinta será sempre válida. 

A validade somos nós que a valorizamos. Certamente tudo terá prazo de validade. Nos tempos que correm a validade será uma referência. Lembro-me que os mercados na minha infância, juventude, os produtos não tinham datas de validade, muitas vezes nem embalagens, sendo populares os cartuchos que serviam para transportar as medidas das várias mercadorias. Hoje seria um ex-líbris da tradição e do turista.

É válido ter saudade de quem ou do que se ama, ou amou,  pela essência e não pelo que queremos que fossem. 

Não podemos ter saudade do que nunca tivemos verdadeiramente, não podemos ter saudade de uma carro de mudanças automáticas se sempre tivemos um com mudanças manuais. Não podemos ter saudade de luxos se nunca os tivemos. 

Muitas pessoas têm saudade da pessoa que supostamente tem o veiculo automático e vários luxos, esquecendo que essa pessoa nunca existiu, existe sim um louco que sempre teve um carro de mudanças manuais e sempre viveu a fugir de luxos. Não se pode ter saudade de essências diferentes que gostávamos que outros tivessem, essas pessoas teriam saudades de uma personagem que criaram, nunca da pessoa que deixa saudades.

A verdade da saudade, o nosso fado de ter saudade do que muitas vezes não podemos ter, que no fundo sabemos que nunca vamos ter, por isso com saudade tudo vai, tudo muda, só não podemos mudar a essência de cada um. 

Tenho saudades da minha juventude onde já era possuidor da minha essência. 

Mas tudo tem prazo de validade, também a saudade passa. Se a saudade da minha juventude passa porque nunca mais a poderei alcançar, porque essa juventude já não é a mesma, está em constante mutação, adapta se, sempre unica e fantástica, acompanha a minha vida até sempre. 

A saudade de algumas pessoas não vai passar porque nunca mais os vou ver para amenizar e acabar com a saudade. Da mesma maneira nunca vai passar a saudade de quem se ama verdadeiramente. Existem pessoas que insistem em estar e ficar, fazer parte. Pessoas que afirmam a sua presença, não para impor ou mudar, pessoas que não precisam nem querem nada em troca, simplesmente dão o que querem dar e o outro quer receber, sem imposição, traumas ou toxicidade.

Não se pode ter saudade do que nos faz mal, do que nos deixa dúvidas.

Ainda assim, ocasionalmente aparecem pessoas que fazem com que sentir saudade seja uma experiência única!

Ter saudade, gostar, amar e reencontrar, pode ser das sensações mais profundas de sentir.

Pelo que tenho sentido, tudo na vida tem o seu prazo de validade. Em alguns casos será uma referência temporal, noutros casos uma coletânea de acontecimentos que vão sobrepondo pensamentos. 

Também sinto e penso que, hoje, os prazos de validade só existem porque procuramos rótulos em todo lado. Damos sentido a uma vida de rótulos, dentro dos rótulos procuramos constantemente as datas e as instruções e as demais indicações que nos podem dar um ponto de partida seguro... Tais são as dúvidas e inseguranças, por vezes ignorância, medo de não fazer como é suposto fazer. 

Esquecemos que...que o produto que vem com rótulo, não deixa de ser o produto que escolhemos, gostamos e queremos. Esse produto tem tudo o que procurávamos, e... está disponível, pronto para dar tudo o que tem, dá tudo sem ver o rótulo de quem compra, simplesmente se entrega e deixa tirar partido do melhor que tem, de tudo que tem.

Por isso deixem os prazos de validade nos rótulos e apreciem tudo na plenitude, com todos os recursos, intensidade, interesse, loucura, antes que tudo se torne saudade.

carlospires - O Diário Incontável 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

MATER MIA

DESAMOR

A DATA QUE TE MARCA