A DONA (parte 1)

 Um monte, vestígios, lenda, mitos, uma mulher, desejo, pecado, o bem e o mal, a luta eterna ... Torre de Dona Chama! 

Mouros e Cristãos, uma lenda, de origem indefinida, uma cara linda, corpo envolto em mistério, o desejo pelo desconhecido e o medo do pecado...ou o simbolismo da vitória contra os mouros!

Torre de Dona Chama, a vila onde tudo começa e tudo acaba...verdade, começa com vigor, acaba com desalento! 

O que esperar de uma localidade que teve sede de concelho, Guide também teve e aqui tão perto...pertence a Terras de Ledra e fica perto do meio do mundo, falo de Argana uma localidade aqui perto...pois pouco importa!

Importa sim tentar perceber o que aconteceu à Dona disto tudo, a Dona Chama, suposta moura, misteriosa, desejada...mito ou não, será que o que "criou" a Dona Chama ainda hoje existe?

Nesta localidade tudo tem "alcunha", e a população com alguma imaginação para a "alcunha" rápida, imaginativa, brejeira, ainda hoje tem o habito de "dar" alcunhas a tudo e todos...quem terá sido o "lapantim" que começou isto tudo?

Eu como também sou um lapantim e tenho nas minhas raízes alguma efervescência no que diz respeito à nossa lenda, tenho me permitido a mim próprio ter alguns pensamentos:   

"Dona Chama Chamorra, pernas de cabra e cara de senhora", dona chama, o nome, pernas de cabra, por serem finas, ou por ter mesmo pernas de cabra. Cara de senhora, por ser quem mandava ou em contraponto com as pernas de cabra ... seria um "fauno"!  

Dizem que Fauno " Em Roma a figura mitológica dos Sátiros era associada aos Faunos, divindades agrícolas, que tiveram a sua origem em Fauno, deus agrícola e da fecundidade.", depois disto fico ainda mais curioso, a Dona seria um Fauno feminino, seria Moura ou Romana!

Também diz a lenda que essa Dona procurava, ou era procurada por vários homens que desejavam estar com a dita Dona, acredito mais que fosse ela que os procurava. Supostamente com o corpo de "fauno" a Dona não deixava ninguém sair com vida dos seus aposentos ( tempo curioso, a Dona era "fresca") para não ser descoberto o seu segredo... o mistério em volta da Dona ia crescendo e ficava cada vez mais perigoso e misterioso, vários ingredientes para algum dia a coisa correr mal!

O que eu acho é que a Dona se apaixonou...

Hoje é recriada a lenda, à maneira que dá mais jeito a quem organiza, 26 de dezembro a Festa dos Caretos, como é chamada, tem várias variantes ou etapas para um epilogo de quase sempre acaba nas cinzas da torre da Dona.

Os "jogos à praça" que leva um grupo pelas ruas da vila a chamar a população, pelo menos devia ser assim, as pessoas ao serem "chamadas nos jogos á praça" teriam que se dirigir ao largo onde está a fogueira. Curioso haver uma fogueira, para onde chamam a população, ao  mesmo tempo que purgavam os seus pecados, querem queimar quem origina esses pecados, a Dona.

A fogueira, que se usa em várias localidades transmontanas por variadíssimas razoes que não tem que ser iguais às nossas. Essa nossa fogueira que acaba por ao longo da noite juntar a maior parte da população, que mais parecem estar à espera de algum acontecimento, quem sabe um julgamento...

A "ciganada" , curioso este nome, quem participa tem que ser resistente, porque resistiu à noite, ao frio e ao álcool, parabéns, depois parece que querem acordar toda a gente, como se fosse acontecer algo importante.

O cortejo da Dona , entre supostamente mouros e cristãos, representados por "mouriscas" e "caçadores", que em ultima defesa, uns da sua Dona outros do resultado da "condenação" seguem o cortejo até outro largo, onde geralmente acaba por ser incendiado o castelo da Dona e supostamente ela própria.

Também aqui a Torre de Dona Chama, eufórica, dá fim á famosa Dona queimada nas chamas da sua torre para desalento de muitos, especialmente da sua paixão...será! 

Eu quero acreditar que sim, as lendas são assim, onde terá tido origem a nossa Dona? A Dona será mesmo moura infiel, ou romana!

Não faço ideia, mas posso dizer que gosto dela...

carlospires



Comentários

  1. O nosso país é mesmo muito rico em mitos e lendas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. De facto temos mais riquezas do que imaginamos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

MATER MIA

DESAMOR

A DATA QUE TE MARCA