MULHERES II

 Carlota Adília, esposa de Viriato António, mais conhecido por Viriato "Branco" e mãe de minha mãe!

A Carlota Adília, minha avó, religiosa, tradicional, mãe de 6 filhos, lutadora, sofrida em momentos, momentos duros que ninguém deve passar, como a morte de dois filhos e de um "genro" que eu sei que também a marcou, mas...feliz, malandra, festeira (festa dos caretos era acérrima fã), a melhor contadora de estórias que eu conheci, estórias que ela chamava de "contas", vou-te contar uma conta, como ela dizia!

Foi minha mãe desde os meus nove meses de idade, por os meus pais estarem em França. Juntamente com o meu avô Viriato, educou-me, tomou conta de mim, disciplinou enquanto quis, amou-me, mas sobretudo foi amiga, mãe, madrinha de batismo, madrinha de casamento, foi marcante, soube encantar-me e marcar a sua presença para sempre!

Fui para ela o seu sétimo filho!

Claramente fiel na sua figura tradicional de mulher transmontana, marcou e liderou as mulheres do Bairro do Pinheiro.

Não era fácil ser esposa de Viriato "branco", mas ela conseguiu desempenhar essa tarefa como ninguém, mesmo de certa maneira "tolhida" pela cultura masculina, foi um espirito livre entre as mulheres do Bairro, conselheira quer em assuntos "maritais" como em temas culinários e técnicas de agradar, sempre adaptou a sua maneira de viver ás "intempéries" que lhe foram aparecendo na vida!

Não é difícil perceber que foi a minha heroína, a ela devo o equilíbrio da minha educação "estado novo" e a felicidade de viver, nem que fosse na nossa cabeça, livre e feliz!

Deixou-nos cedo, tenho pena que não tenha conhecido o bisneto, a Carlota Adília ia gostar de perceber que até o bisneto tem muito dela, que melhor homenagem do que perpetuar valores e continuar com traços de família pelos tempos, a verdadeira herança.

 Fieis a nós, á família e a todos que contribuíram ao que hoje somos.

Bem aja Carlota Adília!

Como ele diria em dia de trovoada, com os braços ao alto e punhos bem cerrados "magnifica a minha alma!"

carlospires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MATER MIA

DESAMOR

A DATA QUE TE MARCA